Lideranças do Partido dos Trabalhadores tem se esforçado nas últimas semanas para que membros do Partido Democrata Trabalhista (PDT) desista da candidatura do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, à presidência da República.
A intenção é fazer com que os votos do pedetista rumassem em direção ao petista no primeiro turno das eleições, o que, na avaliação de coordenadores da campanha do petista, aumentaria as chances de vitória do ex-presidente no primeiro turno.
Segundo informações do G1, a transferência de votos é apontada por pesquisas recentes feitas por institutos de pesquisas já conhecidos. Gomes, entretanto, não vem pendendo a aceitar a ideia do PT.
Ao G1, integrantes do PDT relataram que a decisão de Ciro disputar as eleições presidenciais ou não, será decidida pelo próprio ex-governador cearense.
Vale ressaltar que, de acordo com levantamentos eleitorais recentes, Ciro encontra-se na terceira colocação na predileção do eleitorado, atrás de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).