Volta por cima: Daniel Silveira será titular na CCJ, a comissão mais importante da Câmara

O deputado federal Daniel Silveira, aliado do presidente Jair Bolsonaro, será membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Considerado o mais importante da Casa, o colegiado determinou sua composição nesta quarta-feira (27/4), elegendo o parlamentar Arthur Oliveira Maia para a presidência.

Apesar da condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), existe um consenso entre os presidentes do Congresso que é de competência das Casas Legislativas decidir ou não pela perda do mandato de um congressista. Sendo assim, é de responsabilidade da CJJ deliberar acerca de processos que avaliam da exclusão do deputado do exercício do mandato. Sendo titular e possuindo direito a voto, Daniel poderá votar contra a sanção do colegiado.

Entretanto, antes de chegar à CCJ da Câmara, a sentença imposta a Daniel deverá passar pelo transito em julgado. Como existe ainda a chance de recurso, não há previsão de quando o colegiado poderá deliberar acerca da manutenção ou exclusão do parlamentar.

Leia também: Caso seja reeleito, presidente Jair Bolsonaro trabalhará para tirar Alexandre de Moraes e Barroso do STF

Caso Daniel Silveira

Na quarta-feira passada (20), Daniel Silveira foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à uma pena de 8 anos de prisão. Um dia depois, o presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, anunciou em sua tradicional live no Facebook que irá conceder um indulto ao deputado, perdoando sua sentença.

Read Previous

Caso seja reeleito, presidente Jair Bolsonaro trabalhará para tirar Alexandre de Moraes e Barroso do STF

Read Next

Jurista acusa ministros do TSE de crime eleitoral; notícia crime é recebida pela PGR